A virada do ano no Brasil também é sinônimo de planejamento financeiro, e no topo da lista de despesas inevitáveis, podemos citar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).
Para muitos proprietários, o mês de janeiro se torna um mês pesado, e a perspectiva de pagar um imposto alto por um carro que já planejam vender acaba sendo frustrante.
Se a decisão de trocar ou vender o seu veículo já está tomada, adiar essa ação até o ano novo pode significar uma perda financeira desnecessária.
A boa notícia é que existe uma janela de oportunidade estratégica para vender seu carro e evitar o IPVA 2026: estamos falando do final do ano.
A Plataforma do Carro elaborou um guia prático para você entender a dinâmica do mercado entre os meses de novembro e janeiro e como podemos transformar essa urgência em uma venda justa e ágil.
Checklist: O que revisar no seu carro antes de anunciar para venda
Fator decisivo: Por que Dezembro é o seu melhor aliado?
O principal motivo para você vender o seu carro antes da virada do ano é bem simples: o IPVA é um imposto anual cuja responsabilidade de pagamento recai sobre quem for o proprietário do veículo no primeiro dia útil de janeiro.
Vendendo o seu carro em novembro ou dezembro, você irá transferir a responsabilidade do imposto para o novo proprietário (ou para a empresa que o adquire). Na prática, você está:
- Evitando uma despesa alta: O valor do IPVA é considerável e, ao fugir dele, você garante que esse dinheiro permaneça no seu bolso.
- Maximizando a proposta: Profissionais de compra consideram esse custo. Ao vender no final do ano, o imposto ainda não é uma dívida ativa, simplificando o processo de compra e possibilitando propostas mais limpas e justas.
Como vender o “meu carro” sem perder dinheiro? Descubra os 5 passos agora
Dinâmica do mercado entre novembro e janeiro
Este é um período de alta liquidez. As concessionárias e plataformas de compra estão ativas, comprando para formar o estoque do ano novo.
- Vantagem: A sua janela de tempo para vender sem o IPVA está aberta, e a negociação tende a acontecer de uma forma mais rápida, tendo em vista que o fator “imposto” ainda não entrou na conta oficial.
- Ação: Este é o momento perfeito para você agendar a avaliação e garantir a venda.
5 mitos sobre a venda de carros usados que você precisa conhecer
Janeiro e Fevereiro: O risco da perda de valor
Após a virada do ano, o mercado passa por um reajuste, e a negociação se torna mais complexa.
- Impacto do IPVA: Se você não vendeu seu veículo até o dia 31 de dezembro, o imposto de 2026 é de sua responsabilidade. Se for vender em janeiro, o comprador exigirá que o valor integral do IPVA seja descontado da proposta final. Você paga o imposto mesmo vendendo.
- Fator Ano/Modelo: O carro “envelhece” um ano. Um veículo 2023, por exemplo, passa a ser um modelo de dois anos no mercado de usados, o que já acarreta uma depreciação natural e esperada, independente do IPVA.
Avaliação Justa: Entenda como a Tabela FIPE e outros Fatores Impactam o Preço do seu Carro
Sinais de que é o momento de realizar a venda
Para auxiliar a tomar a decisão, avalie estes três pontos:
- O IPVA está quase aí: Faltam menos de 60 dias para o início de janeiro, sua prioridade deve ser a venda imediata.
- Você já fez a revisão preventiva: Manter o carro revisado até o final do ano garante que ele passe na vistoria com sucesso, maximizando a proposta de valor (conforme explicamos em nosso último blog!).
- Seu objetivo é a troca imediata: Se você já possui um novo veículo em mente ou precisa do dinheiro da venda para outra finalidade, ficar esperando só aumentará seu custo de oportunidade.
Conte com a agilidade da Plataforma do Carro
Na Plataforma do Carro, compreendemos a urgência da venda no final do ano. Nosso processo foi desenhado para ser o mais ágil e transparente possível, garantindo que você não perca a janela de oportunidade do IPVA.
- Avaliação Rápida: Você agenda a avaliação em uma de nossas unidades.
- Proposta Imediata: Com nossa tecnologia de laudo cautelar própria e critérios de avaliação transparentes (que vão além da FIPE), fazemos uma proposta justa na hora.
- Dinheiro na Conta: Se você aceitar a proposta em novembro ou dezembro, finalizamos a transação imediatamente, e a responsabilidade pelo IPVA 2026 é nossa. O dinheiro cai na sua conta em até uma hora, e você não se preocupa com o imposto de janeiro.
Ao escolher a Plataforma do Carro, você não apenas vende seu veículo, mas também adota uma estratégia inteligente para proteger seu planejamento financeiro anual.